Fonte: Petronoticias

É um novo dia de pesadelo para a economia mundial, após duas notícias que mexeram severamente com o ânimo dos investidores: o anúncio de que o novo coronavírus foi elevado à categoria de pandemia e também a proibição de viagens da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, divulgada ontem (11) pelo presidente americano Donald Trump. No momento da última atualização desta reportagem, o preço do petróleo Brent já amargava uma queda de 9,6%, negociado a US$ 33,05. No caso do barril WTI, o tombo era de 5,67%, cotado a US$ 31,11.

Na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, o nervosismo é ainda maior. O principal índice, o Ibovespa, já acumulava queda de 17%, por volta das 13h. Quando atingiu o patamar de 15%,  às 11h, o mecanismo circuit breaker entrou em ação, suspendendo temporariamente o pregão por 1 hora.

O desempenho de grandes empresas brasileiras está influenciando o resultado negativo. No caso da Petrobrás, a desvalorização dos papéis da empresa chega a 21%. Companhias aéreas como a Azul (-28%) e Gol (-35%) também puxam a bolsa para baixo. O circuit breaker já havia sido acionado hoje mais cedo, quando o Ibovespa registrava queda de 11,65%, por volta das 10h.