Fonte: EPBR

O presidente  indicou nesta terça-feira (17) o secretario adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, , para ocupar a vaga de  na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (). Limp foi nomeado secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia e renunciou ao cargo de diretor da agência.

Hélvio Guerra é engenheiro eletricista e doutor em Planejamento Energético pela Unicamp. Teve passagem pela Aneel como superintendente de Estudos e Informações Hidrológicas, superintendente de Licitações e Controle de Contratos e Convênios e também comandou a Superintendência de Concessões a Autorizações de Geração.

Rodrigo Limp é  consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos desde fevereiro de 2015. Em maio de 2018, durante o governo Michel Temer, foi indicado para a diretoria da Aneel. Já havia atuado na agência entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2015 na Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição.

O ex-diretor da Aneel teve forte atuação na revisão da regulamentação da agência para a geração distribuída, que acabou gerando grande polêmica e fez o Bolsonaro intervir  na atualização regulatória. A revisão regulatória ganhou as redes sociais com a campanha “Taxar o Sol Não”, que teve adesão de diversos políticos.

Limp chegou a defender que a falta de compreensão da sociedade sobre a proposição da Aneel era sinal de que a agência precisava “apresentar melhor a proposta”.