Fonte: EPBR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta (18), que o ministro de Minas e Energia, , foi diagnosticado com o novo .

Semana passada, o  havia informado que os exames do ministro afastaram o diagnóstico de covid-19. Com a confirmação de Albuquerque, são 17 contaminados na comitiva que viajou para os Estados Unidos com o presidente Jair Bolsonaro.

“O ministro encontra-se em excelente estado de saúde, assintomático e observará o isolamento no Rio de Janeiro, de onde permanecerá despachando os temas da pasta por videoconferência”, informou o MME, em nota. Leia a íntegra no fim da matéria. Bento Albuquerque já está no Rio, onde reside.

O ministro se submeteu a novos exames nesta terça (17) e o resultado positivo para a contaminação foi citado por Bolsonaro, durante coletiva de imprensa, ao lado de outros ministros, em Brasília.

O ministro general Augusto Heleno também confirmou positivo para o coronavírus nesta quarta (18). O deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC) e o senador Nelsinho Trad (PTB/MS) também voltaram da viagem com o novo coronavírus.

Foram diagnosticados com a doença ainda o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe, o secretário especial de Comércio Exterior, Marcos Troyjo, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o publicitário Sérgio Lima, o diplomata Nestor Forster e a advogada Karina Kufa.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que serão anunciadas medidas para evitar uma quebradeira nos setores de transporte. Ainda hoje, devem sair algumas voltadas para o setor de aviação, com o foco em reduzir o impacto no fluxo de caixa das companhia e também para mediar a relação entre empresas e passageiros, por exemplo, em disputas por cancelamento de viagens.

Adicionalmente, a Infraestrutura avalia medidas para o setor portuário e para o transporte rodoviário. Tarcísio de Freitas defendeu que a estabilização da capacidade de transporte do país será necessária para as respostas à crise.

Na coletiva desta quarta (18), com presença do alto escalão do Planalto. Participam os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, entre outros. O presidente e as outras autoridades usam máscaras de proteção.

Íntegra da nota do MME

O Ministério de Minas e Energia informa que o ministro Bento Albuquerque, tendo participado da Comitiva Presidencial em viagem aos Estados Unidos, realizou teste para o novo coronavírus, no dia 12 de março, cujo o resultado deu negativo

Seguindo os protocolos, o ministro realizou um segundo teste, que ocorreu em 17 de março. O resultado do teste, emitido hoje, deu positivo para o COVID-19.

O ministro encontra-se em excelente estado de saúde, assintomático e observará o isolamento no Rio de Janeiro, de onde permanecerá despachando os temas da Pasta por videoconferência.