Fonte: https://www.bemparana.com.br
A Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP (Abragas) emitiu uma nota neste domingo, 29, informando que o abastecimento de GLP envasado está normal. O presidente da associação, José Luiz Rocha, afirma que com o anuncio da pandemia Covid-19, houve uma repentina corrida às revendas para comprar o botijão de gás, o que resultou em um atraso momentâneo na reposição do produto nas revendas.
“Não houve redução no fluxo de entrega do produto se considerarmos uma demanda normal, o que ocorreu, foi uma leve antecipação de compras por consumidores preocupado com a pandemia divulgada mundialmente”, ressalta Rocha em nota.
Afirma ainda que os revendedores e seus colaboradores estão em plena atividade, sem paralisações ou redução da jornada de trabalho, para garantir o atendimento aos consumidores. “As distribuidoras estão operando normalmente para manter os estoques nas revendas”, diz.
A Petrobras está importando nesse momento uma grande quantidade de GLP para suprir essa demanda momentânea e inesperada. A Agência Nacional de Petróleo (ANP), está monitorando diariamente o mercado de GLP e está trabalhando para garantir o abastecimento nacional.
“Alertamos aos consumidores que sejam solidários ao seu próximo e não comprem gás para armazenar, um botijão de gás de 13kg dura em média 42 dias para uma família de 4 pessoas”, afirma.
A corrida por botijão de gás sem a devida necessidade, gera especulação de preços. “Não paguem ágio pelo produto, não existe motivação para subida acentuada do preço, logo os estoques estarão equilibrados, teremos gás a disposição de todos”, diz.
Preço médio do botijão de gás sobe de R$ 69 para R$ 76 em Curitiba
Os preços são livres, os empresários têm a liberdade de praticar seu preço de acordo com seus custos operacionais, “mas não podem cometer abusos, em casos que o consumidor perceba preços desproporcionais, denunciem ao Procon ou a outros órgãos de defesa dos consumidores de sua cidade”, diz.
“Estamos trabalhando por você, fique em casa por nós ”, finaliza Rocha em nota.