Fonte: EPBR

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis () confirmou nesta segunda (30) o adiamento da nova chamada pública para contratação de capacidade de transporte no Gasbol (gasoduto Bolívia-Brasil), operado pela .

“Informamos que, assim que restabelecida a normalidade, a ANP publicará novo calendário para realização do certame”, informou a agência, em nota. A decisão foi tomada na reunião de diretoria extraordinária de sexta (27), conforme antecipado pelo político epbr, serviço exclusivo para assinantes da agência epbr.

O adiamento foi necessário dada a crise de saúde pública. Nesta segunda chamada púbica da TBG, a intenção é contratar 10,8 milhões de m³/dia de gás natural fornecidos por meio do Gasbol, pela estatal boliviana YPFB.

“Tal decisão decorre do atual cenário econômico e social do país, dados os desdobramentos da pandemia de covid-19, bem como da dificuldade dos agentes em participar da chamada pública ANP n°01R/2020, tendo em vista o tempo exíguo para celebração dos contratos de fornecimento de gás natural com a YPFB”, diz a ANP.

O edital desta chamada foi aprovado este mês, mediante acordo com a . A petroleira abriu mão de parte da capacidade do seu contrato de importação com a YPFB e transporte com a TBG.

Ano passado, ocorreu a primeira tentativa de abertura do Gasbol, com oferta de 18 milhões de m³/dia, graças ao fim de um dos contratos da Petrobras com a TBG, mas toda a capacidade de importação acabou recontratada pela própria Petrobras, para 2020, com redução a partir de 2021 para 8 milhões – a Gerdau Aços Longos contratou o carregamento de um volume de saída de 8,5 milhões de m³/dia para 2020.