Fonte: Solu Tudo | Presidente prudente Foz do Iguaçu | PR
Essa semana, uma atitude criativa vinda do proprietário da Ultragaz do bairro João Domingos Netto, repercutiu nas redes sociais da população prudentina.
O fato deu-se pelos lavatórios solidários confeccionados por funcionários da empresa e instalados em alguns pontos de ônibus que o bairro possui, para que assim, os moradores possam manter suas mãos higienizadas ao utilizar o transporte público.
Paulo Sérgio Rodrigues foi quem trouxe a ideia vista em um grupo de WhatsApp, para a cidade de Presidente Prudente.
“Achei mais útil o lavatório ser aplicado no ponto de ônibus, pois assim, as pessoas que estão indo trabalhar ou chegando do transporte podem lavar suas mãos. Em primeiro momento, instalei o primeiro em frente à minha loja, que possui um ponto ao lado, mas devido a repercussão, resolvi colocar nos sete pontos de ônibus do João Domingos Netto”, comenta.
Para criar o lavatório, Paulo utilizou um galão de 20 litros com água; furadeira para instalar a torneira; arame para suspender o objeto e detergente aos que forem utilizá-lo, além de muita força de vontade.
Segundo o proprietário, inicialmente, a ideia permanecerá apenas no bairro João Domingos Netto, podendo se expandir para o restante da cidade dependendo do quanto a população cuidar e se adaptar.
“Quando acabar a água, estaremos repondo todo final de tarde, mas como ainda está em fase de teste, a intenção é conscientizar os moradores a preservar o lavatório e os vizinhos que vivem em torno do ponto de ônibus, ajudarem a abastecer com água”, relata.
Atitudes como essa em meio uma pandemia causada por um vírus gripal é de extrema importância, já que nem todos possuem acesso a água encanada e as mãos são grandes transmissoras de bactérias.
Paulo destinou o lavatório a todo o público que por ali passar, pendurando o galão em uma altura acessível até mesmo às crianças.
“O foco é conscientizar a população a manter a higiene. A utilidade do lavatório é para que todos aqueles que se sintam com a mão suja, possam estar lavando ali mesmo no ponto de ônibus. Nessa repercussão eu consegui sentir que alguém estava fazendo algo pela sociedade”, finaliza.
Passou pelo lavatório e viu que a água acabou? Se você puder, ajude a preencher o galão, assim estará fazendo sua parte e colaborando com a saúde de muitos moradores, para que possamos eliminar esse vírus brevemente.