Fonte: www.agitosp.com.br
Liquigás traz dicas do que fazer e do que não fazer para usar o gás com segurança
O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é sinônimo de energia limpa e sustentável, sendo comercializado pela Liquigás Distribuidora em recipientes de 5, 8, 13 e 45 kg, fabricados com os mais rígidos critérios de qualidade e de acordo com a norma NBR 8460 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A Liquigás utiliza no processo de envasamento do GLP técnicas e equipamentos modernos, o que resulta em um produto mais seguro. Porém, como todo combustível, o uso dos botijões requer cuidados em seu manuseio.
Visando garantir a segurança do consumidor, a Liquigás criou uma série de dicas sobre o que fazer e o que não fazer. Além dessas informações, o consumidor também pode baixar gratuitamente o Manual de Segurança para Consumidores de GLP, que está disponível em: https://goo.gl/utzJNn.
Dicas do QUE FAZER para o uso seguro do seu botijão de GLP
Para que todo o cuidado adotado no envase do GLP da Liquigás se estenda até o consumidor, é fundamental que botijões e cilindros sejam manipulados e armazenados corretamente.
Pensando nisso, a Liquigás elaborou valiosas dicas para que os consumidores se utilizem da energia do GLP com segurança, desde o momento da aquisição até o uso final do produto:
- Compras só em revendas autorizadas e identificadas
Visando manter a integridade do produto, a Liquigás recomenda que os produtos sejam adquiridos apenas nas revendas credenciadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que mantêm entregadores treinados e devidamente identificados.
- Atenção aos itens de identificação da marca
Já no momento da compra é importante que o consumidor fique atento à marca da distribuidora visível no botijão ou cilindro (estampada em alto relevo no corpo do recipiente), ao lacre e à etiqueta (rótulo) de segurança. A marca deve ser a mesma nesses três itens. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre violado (quebrado ou solto).
- Cuidado redobrado com os itens de instalação
Examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre as condições de conservação e o prazo de validade. Recomenda-se total atenção com os acessórios, pois reguladores e mangueiras devem conter, além do símbolo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o número da norma técnica de fabricação e a data de validade impressos em seus corpos. Lembrando sempre que esses equipamentos têm prazo de validade de cinco anos. O uso de reguladores e mangueiras vencidas, ou clandestinos, pode causar vazamento.
- Antes de trocar o botijão
Certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados e de que não haja presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de ignição. Em caso de dúvidas, os revendedores da Liquigás Distribuidora são treinados e estão capacitados para realizar a instalação dos botijões de forma segura.
- Atenção aos vazamentos
Vazamento de GLP é sinal de perigo. Por isso, a atenção com a instalação da mangueira, do regulador e das abraçadeiras é fundamental. Para se certificar de que não há vazamentos, recomenda-se a utilização de espuma de sabão nas duas extremidades da mangueira. Se a espuma se expandir, o gás está vazando e será necessária a reinstalação. Se ainda assim o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula, também por meio da espuma de sabão. Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do fornecedor de gás.
- A segurança na armazenagem
Armazenar corretamente os recipientes é sinônimo de segurança, por isso é preciso que botijões e cilindros sejam mantidos em locais bem ventilados, para que haja a dispersão do gás em caso de vazamento. O ideal é que ele fique do lado de fora da cozinha, coberto e protegido das intempéries, mas não fique confinado.
Dicas do QUE NÃO FAZER
Adotando os cuidados necessários, os recipientes de gás GLP são fontes de energia limpa, segura e muito importantes para o dia a dia das pessoas.
Já foi mostrado o que fazer para ter segurança desde a compra, armazenamento e instalação do botijão (ou cilindro) de GLP. Mas também é imprescindível informar o que não deve ser feito e assim garantir o uso seguro do equipamento.
Como evitar os dez erros mais comuns que podem causar acidentes graves
- Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc);
- Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
- Jamais instale cortinas ou coloque panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo próximos ao fogão;
- Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais em caso de vazamento, e qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
- Nunca efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor;
- Nunca role o botijão. Transporte-o preferencialmente na posição vertical;
- Não utilize ferramentas como martelo ou alicate para instalar o botijão. Use apenas as mãos;
- Jamais passe a mangueira por trás do fogão, pois poderá derreter e provocar vazamento. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão;
- Não instale o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás;
- Nunca vire ou deite o botijão. Se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como entupir o regulador de pressão, a mangueira e os queimadores.