Fonte: News Cuiabá
Enquanto analisa o melhor momento para retomada das atividades presencialmente e nas suas bases de produção, a companhia continuará monitorando a saúde emocional da equipe e desenvolvendo programas específicos para atendê-la. Como não se sabe quanto tempo a situação de isolamento e restrições durará, cada ação foi e ainda está sendo criada tendo em vista a qualificação profissional e o bem-estar não apenas dos seus colaboradores, mas de suas famílias também. A companhia se mantém sob um regime de contingência operacional rigoroso, responsável pela manutenção de toda sua capacidade operacional e de distribuição de gás de cozinha.
Recentemente, a empresa passou a oferecer treinamentos para equiparar todos os colaboradores no domínio de ferramentas de gestão e de comunicação, assim como outras iniciativas de capacitação realizadas em parceria com empresas como a HSM.
Também elaborou palestras sobre a evolução da pandemia, realizadas por médicos e especialistas renomados, para que colaboradores e familiares pudessem dispor de informação correta, não se deixando influenciar por fontes de notícias falsas e alarmistas, disseminadas sobretudo em redes sociais. Além disso, ofereceu aulas sobre temas como ansiedade e comunicação não violenta, compreendendo o ambiente de estresse e pressão em que os colaboradores estão submetidos, tanto no trabalho quanto em suas casas, já que o ambiente familiar também foi bastante impactado, de uma maneira geral.
“Realizamos um evento online com o velejador Amir Klink, que falou sobre viver em isolamento social, pois avaliamos como bastante apropriado para a reflexão das pessoas neste momento. Também estamos oferecendo, dentro do que o digital permite, lazer e diversão para os colaboradores e familiares. Organizamos um “arraial online”, uma live com a dupla Munhoz e Mariano e até um stand-up comedy com o Marco Luque, que interagiu diretamente com o nosso CEO Caio Turqueto. Ele havia “convocado” todos os colaboradores para um “anúncio de reunião importante”, apresentando então o humorista e engajando-se integralmente nesta ação, na qual sua participação foi para mostrar que continuava próximo, apesar do isolamento a que estamos todos submetidos. Chamamos este conjunto de iniciativas de “Levanta a Poeira”, porque queremos passar a mensagem de que tudo vai passar e que precisamos de força para superar este momento”, analisa Pedro Turqueto diretor de Gestão de Desenvolvimento da Copagaz.
Neste período de quarentena, a companhia conseguiu colocar 100% de toda a sua sede em home office em questão de horas e, nas bases operacionais, adotou todos os protocolos que foram sendo apresentados pela OMS e demais autoridades do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais, considerando que ela dispõe de operações em 18 estados e no Distrito Federal.
Enem 2021
A companhia já tem tradição em incentivar a educação e a qualificação de colaboradores e de seus familiares. Dessa forma, após conversa com as equipes sobre os impactos do, até então, não adiamento do ENEM, realizou uma pesquisa e identificou que alguns filhos de colaboradores haviam feito a inscrição para o exame, mas estavam com dificuldade de acesso à internet para estudar.
“Nosso departamento de RH elaborou um plano e contratamos um cursinho preparatório online, alugamos notebooks e modens com internet ilimitada e ainda fornecemos um kit de material didático para estes alunos, que são acompanhados constantemente para que tenham o melhor desempenho possível. Sempre primamos pela educação do nosso time, e extrapolar isso para a família deles solidifica o nosso compromisso com o tema”, reflete Pedro Turqueto, Diretor de Gestão e Desenvolvimento da Copagaz
A companhia foi a primeira do setor a erradicar o analfabetismo entre seus empregados nas bases de engarrafamento do GLP, ainda nos anos de 1990, utilizando as próprias instalações para a realização de aulas, porque entendemos a necessidade da educação como forma de inclusão social.
Sobre a Copagaz
5ª maior distribuidora de GLP no Brasil, com presença em 18 estados mais o Distrito Federal. Possui mais de 1.700 colaboradores e mais de 2.500 revendedores autorizados em mais de 1.800 cidades.
A Copagaz faz parte do Grupo Zahran, junto com as TVs Morena (MS) e Centro América (MT), além de outros negócios nos setores de energia e financeiro.