Fonte: A Tribuna

Creio que 90% das residências tenha um botijão de gás, o chamado Gás Liquefeito de Petróleo o GLP. É muito importante observarmos três itens de segurança para minimizarmos acidentes domésticos com este produto. O primeiro é mantermos sempre que não estivermos o fogão em uso fechar a válvula de segurança que está sobre o botijão. O segundo observamos a validade da mangueira que faz a ligação entre o botijão e o fogão. Esta tem prazo de validade de cinco anos. O terceiro sempre observar ao comprar o botijão se o mesmo não está amassado ou com reformas, exija um botijão em ótimo estado de conservação.

O risco de não fechar a válvula de segurança é a possibilidade de durante o período de não uso a pressão do botijão romper a mangueira e o GLP invadir os cômodos da casa e com uma simples fagulha da partida do motor da geladeira ou de acionamento de um interruptor explodir a casa. Ou na pior situação as pessoas morrem pelo GLP, já que se inalado em grande quantidade produz efeito anestésico e de asfixia. Para minimizar este riscos é que orientamos a substituição da mangueira há cada cinco anos, conforme ABNT NBR 8613.

O GLP está pressurizado dentro do recipiente chamado de botijão, variando de 3 a 10 kg/cm², logo se o mesmo está amassado ou soldado por reforma não autorizada pode comprometer sua resistência mecânica, logo rompendo e causando um vazamento ou explosão no local onde está locado.

Em resumo, a prevenção é tudo quando se trata de vidas humanas, então feche a válvula de segurança, mantenha a mangueira na sua validade e escolha bem seu fornecedor de GLP.

Grande abraço a todos.

(*) Eng. Cláudio Hessel – Especialista em Combate a Incêndio e Pânico – Proprietário da Casa do Brigadista

Categorias: DestaqueNotícias

Copyright © 2016 - Sindigas - www.sindigas.org.br — Todos os direitos reservados - Política de Privacidade