Fonte: www.diariodaregiao.com.br
Quando falamos de diminuição de despesa, toda ajuda é sempre bem-vinda, principalmente se o assunto é gás de cozinha. Até porque os preços não param de subir. Em Rio Preto, o botijão de gás de 13 quilos está na casa de R$ 90. Medidas simples como organizar a área de trabalho antes de começar a receita, separar e cortar os ingredientes, pré-aquecer o forno para assar determinados alimentos contribuem para essa economia. Confira a seguir, algumas dicas para evitar o desperdício.
Preste atenção no fogo: a cor do fogo pode dar sinais de impurezas acumuladas nos bocais do forno e fogão. A tonalidade da chama deve ser azul. Se estiver alaranjada ou amarelada, deve haver entupimento. Limpe os bocais e, no caso das cores diferentes permanecerem, procure assistência técnica.
Manutenção do fogão: a manutenção pode ajudar a diminuir o consumo. O fogão pode ter entupimentos nas bocas que não mudam a cor da chama ou vazamentos que podem acabar com o gás muito rápido.
Organize os ingrediente e a cozinha: deixar os ingredientes prontos e a cozinha organizada pode ajudar. Deixar algo dourando ou refogando, enquanto se faz outra coisa, pode não só fazer com que a receita passe do ponto, como você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade. Por isso, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.
Pré-cozinhe certos alimentos: pré-cozinhar alguns alimentos e depois armazenar em pequenas porções é um ótimo método para poupar tempo e gás de cozinha, principalmente se estivermos falando daquelas combinações que estão sempre no seu cardápio como, arroz, feijão, macarrão, legumes, entre outros. Há ainda hábitos na cozinha que podem diminuir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de levá-lo à panela de pressão.
Use as tampas corretas: quando economizamos no tempo de cozimento de uma receita automaticamente estamos diminuindo o consumo de gás. Dessa forma, uma dica para conseguir fazer isso é usar a tampa do tamanho exato da panela, assim o alimento irá cozinhar mais rápido.
Pré-aqueça o forno: isso faz toda a diferença na hora de assar o alimento e na economia do gás. Por mais que o forno esteja vazio, essa etapa do cozimento é necessária para preparar o cozimento de bolos, carnes e legumes, fazendo com que o calor seja previamente distribuído em todo o forno e que eles fiquem na mesma temperatura, do início ao final do preparo.
Planeje o uso do forno: uma boa ideia é cozinhar pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura para cozinhá-los juntos.
Cheque o seu gás: se na sua casa você tem um botijão, o processo de checagem é bem simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno. Além de ajudar na economia, evita acidentes.
Fonte: Consul