Fonte: Monitor do Mercado

São Paulo, 19 de fevereiro de 2021 – O gás de cozinha, também conhecido como gás liquefeito de petróleo (GLP), ficará isento de impostos federais a partir de 1 de março, afirmou o presidente Jair Bolsonaro ontem, durante uma transmissão ao vivo.

Hoje, os impostos federais que incidem sobre o GLP são a Cide e o PIS/Cofins. A Cide já está zerada, e o PIS/Cofins, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), corresponde a R$ 2,18 no preço do botijão de 13 quilos, a forma mais comum de envase do combustível vendido ao consumidor.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposto estadual que incide sobre o preço do botijão, oscila de acordo com o valor do combustível na refinaria, mas fica um pouco acima de R$ 10, segundo os dados da ANP até dezembro do ano passado, quando o valor médio do botijão era de R$ 74,75.

Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)