Fonte: EPBR

A Petrobras vai elevar os preços médios do  e da  em 5% a partir desta terça (2), informou a empresa em nota.

O preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras passará a ser de R$2,60 por litro, refletindo um aumento médio de R$0,12 por litro ou alta de 4,8% sobre os preços vigentes.

Para o diesel, o preço passará a ser de R$2,71 por litro, refletindo um aumento médio de R$0,13 por litro, alta de 5,0%.

Já o preço médio de venda de  da Petrobras para as distribuidoras passará a ser de R$3,05 por kg (equivalente à R$39,69 por 13kg), refletindo um aumento médio de R$0,15 por kg (equivalente à R$1,90 por 13kg).

Assim, os preços médios do GLP também sobem 5%.

O reajuste anterior foi anunciado no dia 18 de fevereiro e desencadeou a demissão do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O presidente da República escolheu o general da reserva Joaquim Silva e Luna para ocupar a posição, mas indicação ainda precisa ser aprovada por assembleia da Petrobras.

Mandato de Castello Branco vence em 20 de março.

O governo, incluindo o presidente e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vem afirmando que a mudança no comando da empresa não implicará em interferência em política de preços.

De todo modo, Bolsonaro acusa Roberto Castello Branco de irregularidades, como ganhar demais para “não trabalhar”.

“Os preços praticados pela Petrobras têm como referência os preços de paridade de importação e, dessa maneira, acompanham as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, disse a empresa em nota.

“Importante ressaltar também que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de ”, diz a empresa.