Fonte: EPBR / Imagem: EPBR

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quinta (11) a dispensa de Roberto Ardenghy do cargo de diretor executivo de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, a partir de 15 de dezembro.

O gerente executivo Rafael Chaves Santos assumirá o posto. Ele ingressou na Petrobras em janeiro de 2019, no cargo de Gerente Executivo de Estratégia, após a posse do governo Bolsonaro, quando Roberto Castello Branco assumiu o comando da estatal.

Ardenghy foi o primeiro diretor de Sustentabilidade da empresa, cargo criado em maio de 2019. “Responsável pela consolidação desse tema na Alta Administração da Petrobras, com destaque para a criação da gerência executiva de Mudança Climática, que reforçou a crescente importância da transição energética na companhia”, diz a companhia.

Rafael Chaves Santos é engenheiro civil e doutor em economia pela EPGE-FGV. Foi presidente do conselho da TBG, dona do Gasbol, e da Transpetro, subsidiárias da Petrobras. Tem passagem pela Parnaiba Gas Natural,  atualmente Eneva, pela Vale e Banco Central, em posições executivas e de consultoria, segundo currículo pessoal.

Na Petrobras, atuou no reposicionamento da companhia para venda de ativos nos mercados de refino e gás natural, foco no desenvolvimento do pré-sal e elaboração dos planos estratégicos (2020-24 e 2021-25), segundo nota da companhia.

É conselheiro do fundo de investimento global da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), iniciativa de grandes petroleiras para investimento e financiamento de iniciativas de descarbonização da produção de óleo e combustíveis.