Fonte: Primeira Hora / Imagem: Foguinho/Imprensa SMetal
O GLP, sigla para gás liquefeito de petróleo, o popular gás de botijão, é o tipo de gás mais comum no Brasil e o mais presente na maioria das casas, de ponta a ponta do país.
Mas, muita gente pensa que só residências podem contar com o GLP quando, na verdade, restaurantes, lanchonetes e ambientes comerciais também podem se beneficiar com esse tipo de gás.
Apesar de muito popular, no entanto, o GLP é cercado de mitos e um deles, por exemplo, diz respeito ao tempo de duração de determinadas marcas, que julgam ser maior, o que é um grande engano, já que o que interfere no tempo de duração do gás de cozinha, na verdade, são fatores externos.
Abrir e fechar o forno muitas vezes durante o cozimento, não planejar as refeições, bocas do fogão sujas, corrente de ar, uso inadequado das bocas, não tampar as panelas… tudo isso vai exigir mais do gás ou fazer com que acabe mais rapidamente.
Quer descobrir se existe uma marca melhor que as demais? Então, nesse artigo, vamos descobrir se, realmente, existe… será? Continue lendo e confira!
Por que optar pelo Gás GLP?
Embora, no momento, o gás GLP esteja com um valor acima da média, o que se acredita é que, em breve, o preço desse tipo de gás volte a ficar mais acessível. No entanto, apesar disso, sem dúvida, ainda é mais vantajoso do que o gás encanado. Confira as principais vantagens em apostar no gás GLP:
Mais liberdade de escolha
Quem opta pelo gás GLP, sem dúvida, conta com uma série de opções, podendo escolher o fornecedor de acordo com os critérios que considerar mais importantes, desde preço, distância, tempo de entrega, confiança, entre outros.
Alcance
O alcance desse tipo de gás também mercê um destaque, pois ele pode chegar em qualquer lugar, até nos mais remotos, enquanto que o encanado precisa passar por obras para ser implementado, pois tem toda uma estrutura por trás.
Diferentes usos
E se engana quem pensa que o gás de botijão só pode ser usado em residências, na verdade, o GLP pode servir à diferentes finalidades, abastecendo também restaurantes, padarias, pizzarias, e etc.
Mais economia
Apesar dos constantes aumentos que vem sofrendo, mesmo assim, o gás liquefeito de petróleo ainda é a fonte mais econômica de energia, além de ser amiga do ambiente, por ser mais limpo e causar menos impacto na atmosfera.
Sem falar que você pode administrar seu uso conforme seu bolso ou suas necessidades.
Economia
O GLP é o gás mais barato, com mais poder calorífico, e eficiência, sem falar que é possível utilizá-lo de acordo com suas necessidades ou seu bolso, portanto, representa muita economia.
Sustentável
O gás GLP possui baixo impacto ambiental, ao utilizar o gás de botijão, você está estimulando a produção de energia mais limpa, além de poupar recursos naturais.
Qual o melhor gás de cozinha?
Vale saber que, apesar de existirem inúmeras marcas de gás de cozinha no mercado, hoje em dia, e cada uma afirmar e garantir que o seu produto é “o melhor” que o do concorrente, na verdade, não existe uma marca que seja melhor que a outra quanto à qualidade do gás.
Comercializado em botijões, geralmente, o GLP é vendido em vasilhames de diferentes tamanhos para atender a todos os tipos de clientes.
O GLP, formado pela mistura dos gases propano e butano, é inodoro mas, por segurança, recebe um composto a base de enxofre e com cheiro bem forte e característico chamado Mercaptana, que permite a percepção de possíveis vazamentos.
Ele é transportado na forma líquida, sob pressão, e consumido na fase vapor na grande maioria das aplicações.
E todo esse processo é realizado pela Petrobrás, garantindo que todos os produtos sejam iguais, ou seja, todas as marcas apresentem o mesmo produto.
Portanto, não é possível dizer que uma determinada marca ofereça um melhor gás de cozinha. Mas, é possível, SIM, oferecer um melhor serviço, melhor qualidade no tratamento e no atendimento.
De tempos em tempos, por exemplo, o Procon, através de seus órgãos responsáveis, realizam fiscalização em distribuidoras e revendedoras, onde são coletadas amostras para análise. Geralmente, uma marca, ou outra, é autuada e, geralmente, por apresentar erro no peso, um problema que pode ter origem no processo de envase dos botijões.
Quanto à qualidade do gás, no entanto, isso não acontece.
Por isso, a dica é sempre optar por marcas mais confiáveis, no que diz respeito ao peso, assim como, aquelas que oferecerem um melhor atendimento ao consumidor.