Fonte: Gazeta do Povo / Imagem: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Se algo de bom pode ser dito sobre os números da inflação de novembro, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, é apenas que poderia ter sido pior. O IPCA fechou o mês passado em 0,95%, abaixo das expectativas do mercado financeiro e também 0,30 ponto porcentual abaixo da inflação de outubro. A desaceleração, no entanto, teve pouco efeito sobre os números acumulados, que seguem em alta: o IPCA dos 11 primeiros meses de 2021 foi para 9,26%, e o acumulado dos últimos 12 meses subiu para 10,74%; a esta altura, praticamente todos os agentes do mercado financeiro dão como certo que a inflação terminará o ano acima de 10%, o que não ocorria desde 2015, quando a “herança maldita” da política econômica petista ficou escancarada.

Leia a matéria completa em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/ipca-novembro-desaceleracao/