Fonte: O Estado CE / Imagem: Divulgação
As famílias de Fortaleza começam a receber, a partir de hoje, os tíquetes do Vale Gás Social. As entregas acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e são realizadas de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia do coronavírus, o programa social foi transformado em política pública permanente, por meio da promulgação do governador Camilo Santana (PT). Atualmente, o Vale Gás contempla as famílias em situação de vulnerabilidade social, com recarga gratuita do botijão de gás, três vezes por ano. O benefício é executado por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), órgão do Governo Estadual.
Em Fortaleza, capital cearense, 14.920 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas de acordo com os seguintes critérios, definidos pelo Governo do Estado. Dentre elas, estão as beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará –programa destinado para garantir segurança alimentar às crianças necessitadas– listadas do mês de dezembro, os jovens do programa Superação –política que busca qualificar jovens para o mercado de trabalho– e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com renda per capita (por pessoa) de até R$ 100,25. A cada edição do Vale Gás, que será realizada de quatro em quatro meses, as famílias contempladas recebem um tíquete para recarga sem nenhum custo por parte da pessoa que recebe o benefício do Vale Gás.
Os vales do recebimento de gás de cozinha serão entregues entre os dias 20 de dezembro e 14 de janeiro, nas 27 unidades existentes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Os recebimentos serão com data e horário previamente agendados. Para saber se o indivíduo tem direito ao vale-gás e, assim, ter acesso à data de retirada do benefício na capital cearense, o telefone para contato é o 156. Ao ligar, deve ser informado o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
As datas de entrega do vale-gás foram divididas de acordo com os meses de aniversário dos beneficiários. Os nascidos em janeiro e fevereiro receberão seus tíquetes entre os dias 20 a 23/12. Beneficiários nascidos em março e abril recebem entre os dias 27 a 30/12. Os que fazem aniversário em maio, junho, julho e agosto recebem entre os dias 03 a 07/01. Por fim, os beneficiários nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro recebem seus primeiros vouchers entre os dias 10 a 14 de janeiro.
Para receber o vale-gás, o beneficiário deverá levar documento de identificação (como RG e CNH, por exemplo) e comprovante de residência (conta de luz, água, ou qualquer documento que comprove o endereço). Com o tíquete em mãos, há três formas de receber a recarga. A primeira é indo direto à revenda mais próxima da empresa Nacional Gás. Outra possibilidade é entrar em contato em telefone com a distribuidora da Nacional Gás da sua região. Também se pode ligar para o canal da central de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.