Fonte: Gazeta do Povo / Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que o governo prepara para tentar amenizar as sucessivas altas nos preços dos combustíveis tem um efeito mínimo a um custo fiscal muito alto, na avaliação de economistas. O texto, que deve ser apresentado pela liderança do governo no Senado nesta semana, prevê a autorização para o corte de impostos sem a necessidade de compensação, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Em termos de redução do custo para o consumidor, seria algo muito pequeno”, diz Tiago Sbardelotto, auditor federal de Finanças e Controle licenciado da Secretaria do Tesouro Nacional e economista da XP Investimentos. “O próprio governo estima algo em torno de 18 a 20 centavos. Esse pequeno repasse, que pode até mesmo ser sobreposto pelo aumento no preço do petróleo, que continua subindo no mercado internacional, tem um custo fiscal muito elevado.”

Leia a matéria completa em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/pec-dos-combustiveis-tem-efeito-minimo-a-custo-muito-alto-dizem-economistas/