Fonte: PetroNotícias / imagem: Divulgação

Confirmando informações que circulavam nos bastidores do mercado desde o final da tarde de hoje, o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, deixará o comando da estatal. Para seu lugar, o presidente Jair Bolsonaro indicou Adriano Pires (foto), sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Adriano Pires é graduado em Economia, e possui Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII. No CBIE, coordena projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural. Além disso, ele foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp.

O novo presidente da Petrobrás atuou ainda como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural no órgão regulador.

A situação de Silva e Luna no comando da Petrobrás já parecia insustentável, com as severas e seguidas críticas feitas por Bolsonaro à Petrobrás e à política de preços da empresa. O tema é bastante sensível ao Presidente da República, especialmente em ano eleitoral. Bolsonaro se queixa há tempos dos reajustes feitos pela petroleira, particularmente o último, anunciado no início deste mês.

Pires foi indicado para compor o Conselho de Administração da Petrobrás, condição precedente para que possa assumir a presidência da estatal. Como já noticiamos, Bolsonaro já havia indicado Rodolfo Landim para a presidência do colegiado. A composição do novo Conselho de Administração será confirmada em Assembleia Geral Ordinária da petroleira, no próximo dia 13.