Fonte: Diário de Pernambuco / imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após a má repercussão com os primeiros nomes indicados para o comando da Petrobras, descumprindo as regras de governança da empresa, o Ministério de Minas e Energia (MME) partiu para uma solução interna, com nomes do Conselho de Administração e de estatais para compor a diretoria da maior estatal nacional. O novo nome indicado é de José Mauro Coelho.
Em nota, divulgada na noite desta quarta-feira (6), o MME informou que consolidou a relação de indicados do Acionista Controlador para compor o Conselho de Administração Petrobras, a ter efeito a partir da confirmação pela Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorrerá em 13 de abril de 2022.
“A relação apresenta o Sr. Marcio Andrade Weber para o exercício da presidência do Conselho de Administração e o Sr. José Mauro Ferreira Coelho para o exercício da presidência da Empresa”, destacou o comunicado do MME, que reforçou que o “governo renova o seu compromisso de respeito a sólida governança da Petrobras, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a empresa”.
Formado em química industrial e com mestrado em engenharia dos materiais, Coelho é servidor de carreira. Foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME entre os anos de 2020 e 2021. Desde maio de 2020, atuava como presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração do Petróleo e Gás Natural SA (PPSA).
O futuro presidente da Petrobras foi professor em várias universidades públicas e, entre 2007 e 2020, trabalhou em várias áreas na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).,
Segue abaixo a lista com os nomes indicados pelo acionista controlador para a composição do Conselho da Petrobras na AGO da estatal:
- Marcio Andrade Weber;
- Jose Mauro Ferreira Coelho;
- Sonia Julia Sulzbeck Villalobos;
- Ruy Flaks Schneider;
- Luiz Henrique Caroli;
- Murilo Marroquim de Souza;
- Carlos Eduardo Lessa Brandão; e
- Eduardo Karrer.