Fonte: EPBR / imagem: MME

Após o fracasso nas indicações de Landim e Adriano Pires, o governo conseguiu – em uma assembleia conturbada – eleger José Mauro para assumir o comando da Petrobras, em uma assembleia conturbada, que terminou também com mais uma cadeira para os minoritários. Em outra frente, TCU marca nova etapa para a privatização da Eletrobras.

Os acionistas da Petrobras elegeram o ex-secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, como integrante do conselho de administração. O CA deve se reunir ainda hoje (14/4) para aprovar Coelho para a presidência da Petrobras, como indicado pelo governo.

— A posse do novo presidente da Petrobras consta da agenda do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para esta quinta.

— Os acionistas minoritários conseguiram ampliar, de três para quatro cadeiras, a presença no colegiado: Juca Abdalla, Marcelo Gasparino, Francisco Petros e Marcelo Mesquita..

— Da lista do governo, ficaram de fora Carlos Lessa Brandão e Eduardo Karrer, que foi indicado junto com Rodolfo Landim e Adriano Pires, executivos que desistiram das vagas.

O governo retirou da pauta uma proposta que visava reforçar a governança da Petrobras contra interferências do governo.

— José Mauro Coelho será o terceiro presidente da Petrobras no governo de Jair Bolsonaro (PL), que demitiu Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna em meio a crises desencadeadas por aumentos nos preços dos combustíveis.