Fonte: Metrópoles / imagem: Hugo Barreto

As 33.775 famílias brasilienses beneficiadas com o vale-gás, pago pelo Ministério da Cidadania, vão ter dificuldade de comprar o botijão, já que o valor liberado é de R$ 51, e o preço médio do produto no DF, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP), é de R$ 108,57.

O benefício liberado em abril não representa nem a metade do valor médio do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O programa, que se compromete em fornecer 50% da média do preço nacional de referência do botijão, foi regulamentado em dezembro de 2021, com o objetivo de diminuir o efeito do valor do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.

Podem ser beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

O pagamento do benefício é bimestral. Em fevereiro, último mês pago, o valor foi de R$ 52. No Brasil, 5,39 milhões de famílias foram contempladas, e o ministério fez o repasse total de R$ 275 milhões aos beneficiados. No DF, o repasse chegou a R$ 1,7 milhão.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás LP do Distrito Federal (Sindvargas-DF), Sérgio Guimarães, “a maior dificuldade do programa é fazer as pessoas entenderem que o vale-gás é um auxílio do governo para ajudar na compra, e não a doação do produto em si”.