Fonte: Click Petróleo e Gás / imagem: Petrobras

Procurando garantir mais confidencialidade e segurança nas negociações, a Petrobras acaba de anunciar a prorrogação dos prazos para que os investidores manifestem interesse na venda de três refinarias de combustíveis localizadas no território nacional.

Na última sexta-feira, (15/07), a petroleira estatal brasileira Petrobras anunciou um adiamento do prazo final para que os investidores demonstrem interesse na venda das refinarias de combustíveis Abreu e Lima (Ipojuca-PE), Presidente Getúlio Vargas (Araucária-PR) e Alberto Pasqualini (Canoas-RS). A companhia busca garantir mais segurança e confidencialidade nas negociações de transação e agora continuará seguindo os critérios para que o plano de desinvestimento nas estruturas aconteça como o esperado.

Prazo para que investidores negociem demonstrem interesse na compra das refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini é adiado

Seguindo o seu projeto de desinvestimento nos ativos do ramo de petróleo e gás natural no Brasil, a Petrobras anunciou nesta última sexta-feira a prorrogação dos prazos para a demonstração de interesse no processo de venda das refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini. Dessa forma, os investidores que estão em busca da aquisição das estruturas terão um prazo adicional para realizar a demonstração de interesse à estatal.

O antigo prazo para que isso acontecesse estava previsto para esta sexta-feira e a estatal decidiu esperar até o último momento para anunciar a prorrogação. Agora, os investidores que tiverem interesse nas refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini, terão até o dia 29 de julho para demonstrá-lo à Petrobras e iniciar as negociações.

Além da aquisição das próprias refinarias, o processo de venda envolve também todos os ativos logísticos que estão integrando as estruturas atualmente, garantindo uma concessão ainda maior dos ativos da companhia à iniciativa privada.

A prorrogação do prazo final para a demonstração de interesse na compra das refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini visa garantir que mais investidores possam entrar em contato com a estatal. Além disso, a Petrobras anunciou que os empreendedores que forem participar do processo de negociação dos ativos terão que assinar um termo de confidencialidade até o dia 12 de agosto, para então seguirem com a negociação, como forma de garantir mais segurança nesse processo.

Venda das refinarias de combustíveis da Petrobras faz parte do plano de desinvestimento da estatal para reduzir a concentração de mercado no setor de óleo e gás

Todo o processo de retomada da venda das refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini começou a acontecer no dia 28 de junho, quando o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade para o comando da companhia.

A venda dos ativos brasileiros faz parte de um acordo da estatal com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, como parte de reduzir a concentração de mercado da empresa no setor de óleo e gás no Brasil. Assim, o acordo de desinvestimento prevê que a empresa conceda 8 das suas 13 refinarias de combustíveis ao mercado privado.

Apesar disso, a Petrobras  negociou apenas uma refinaria até o momento, a Landulpho Alves, na Bahia, que atualmente pertence ao Fundo Soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos. Por isso, a venda das refinarias de combustíveis Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini será tão importante para a estatal, uma vez que irá acelerar esse processo.

Entre elas, a principal e mais cobiçada pelos investidores é a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, de 1977, que refina cerca de 213 mil barris diários, fazendo dela a sexta maior do país, garantindo os olhares do mercado privado.