Fonte: TN Petróleo / imagem: MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram, nesta segunda-feira (10/10), o caderno Previsão de Produção de Petróleo e Gás Natural, que faz parte do estudo suplementar do Plano Decenal de Expansão e Energia 2032 (PDE 2032). A publicação destaca a contribuição do horizonte geológico do pré-sal e a produção líquida de gás natural.

De acordo com o estudo, a produção de petróleo para o decênio no PDE 2032 não apresenta oscilação significativa com relação à projeção apresentada no plano anterior. A maior oscilação pontual ocorre no ano base 2022, com uma previsão inferior, baseada no Plano Anual de Produção 2022, principalmente para a Bacia de Campos.

Em relação ao gás natural, a previsão foi impactada pelo novo Plano de Desenvolvimento para o Campo de Búzios, com adoção de Unidades Estacionárias de Produção (UEPs), que têm capacidades superiores às estimadas no ciclo anterior. Além disso, cinco UEPs não disponibilizarão gás natural.

Acesse aqui o caderno de Previsão de Produção de Petróleo e Gás Natural.