Fonte: Money Times / imagem: Acelen

A Acelen, proprietária da Refinaria de Mataripe, na Bahia, informou nesta sexta-feira que deu início à produção e venda de butano para o Brasil, já visando atender a 10% do mercado.

Até então, segundo a Acelen, 100% do produto comercializado no país era importado da Argentina e da Bolívia.

O produto desenvolvido e comercializado pela empresa possui alto nível de pureza e é utilizado, através da combinação com outros gases, em cosméticos, como espumas de barbear, e em alimentos, como chantilly.

O butano também é aplicado em borrachas, isqueiros, lamparinas, aditivos de combustíveis, querosene de aviação para locais de baixa temperatura, entre outros fins.

“Nossa expectativa é substituir 10% deste mercado por produto brasileiro. A Acelen tem plena condição de competir com um produto de qualidade, maior regularidade no abastecimento e acessível para o mercado brasileiro”, afirmou em nota o vice-presidente de Comercial e Trading da companhia, Cristiano da Costa.

Em fevereiro e abril deste ano, a refinaria passou a produzir, respectivamente, solvente e propano especial.

“Estamos investindo para aumentar a capacidade produtiva da refinaria, diversificando nossa cesta de produtos, com alto valor agregado e diferencial competitivo”, acrescentou o executivo.

O programa em curso para modernização da refinaria soma 1,1 bilhão de reais em investimentos, segundo a Acelen.