Fonte: Correio da Bahia – impresso / imagem: Acelen

A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe desde o processo de privatização, informou que “está atuando para regularizar o fornecimento” de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP. “Unidades da refinaria estão passando por manutenção programada ou reativação e foi necessário ajustar os prabado zos originalmente previstos para a retomada de produção por questões de segurança de processo. Estamos desde então buscando meios alternativos para abastecer a todos”, afirma a companhia, em nota. A empresa afirma, ainda, que espera regularizar a situação nos próximos dias.

Robério Souza, diretor do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgás), diz que a posição da empresa deixa a situação incerta. “A Acelen diz que nos próximos dias vai normalizar gradativamente. Só que a informação é branda. Nos próximos dias significa quando? Daqui a três, quatro, cinco ou sete dias? Não temos informação muito precisa por parte deles”.

Perguntado se há risco de a Bahia zerar o estoque de gás, o diretor do Sinrevgás afirma que a possibilidade é pequena e alerta que as pessoas não devem correr para comprar gás por conta da situação, já que isso pode prejudicar mais o estoque.

“O risco de desabastecimento na Bahia é brando, embora exista. Agora, o pedido que a gente faz é para que o consumidor não antecipe as compras para que o mercado não colapse. Não precisa antecipar porque não vai haver um aumento no preço, isso é garantido”, completa ele.