Fonte: Correio da Bahia – Impresso / imagem: CJJ

DESABASTECIMENTO A Acelen, dona da Refinaria de Mataripe, está importando gás de cozinha da Argentina e retomando a operação de uma unidade que estava hibernando há três anos para acelerar o processo de fornecimento do gás de cozinha (GLP). A empresa estima que em quatro a cinco dias deverá voltar a entregar o produto acima da cota contratual estipulada para o período de manutenção. Segundo a proprietária da refinaria, os distribuidores de gás foram informados sobre a redução na oferta do produto durante a operação de manutenção há pelo menos 90 dias.

O vice-presidente comercial e trading da Acelen, Cristiano da Costa, garantiu em entrevista ao CORREIO que em nenhum momento a empresa deixou de fornecer a quantidade do produto acertada com a cadeia de distribuição e venda do gás. “A refinaria está passando por uma parada de manutenção programada, obrigatória e requerida por lei. Esta decisão havia sido tomada ainda na gestão anterior, da Petrobras”, destacou Costa. “Quando identificamos que precisava acontecer, notificamos a agência reguladora (ANP) e todos os nossos clientes oficialmente há no mínimo 90 dias”, diz.

“Contratualmente, sinalizamos que reduziríamos para uma cota menor, dentro dos volumes contratuais previstos. Em momento algum deixamos de abastecer, estamos entregando o gás de cozinha”, afirma. Para ele, o cenário de dificuldades no abastecimento de GLP se explica por outros fatores, como os bloqueios nas estradas que vêm sendo realizados nas últimas duas semanas. Além disso, a retomada operacional de uma outra unidade da Refinaria de Mataripe que também produz GLP estaria demandando um esforço maior do que o previsto inicialmente.

O presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás da Bahia (Sinrevgas), Robério Souza, informou que o produto não vai ficar mais caro. “O consumidor pode ficar tranquilo com relação ao valor”, disse ele.