Fonte: Revista Dinheiro Rural / imagem: Pexels

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta sessão, pressionado pelas expectativas sobre sanções ao petróleo russo por parte do G7, que poderá anunciar um teto de preço ao óleo da Rússia, juntamente com a União Europeia. Dados sobre os estoque de petróleo nos EUA e publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) também orientaram os negócios nesta sessão.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para janeiro de 2023 fechou em baixa de 3,72% (US$ 3,01), a US$ US$ 77,94 o barril, enquanto o Brent para o mesmo mês negociado na Intercontinental Exchange (ICE) fechou em baixa de 3,34% (US$ 2,95), a US$ 85,41 o barril.

A Capital Economics avalia que os preços caíram devido à preocupação da demanda à medida que aumentam as expectativas sobre o plano do G7 de criar um teto de preço do petróleo russo. Mais cedo, embaixadores da União Europeia (UE) se reuniram com o objetivo de aprovar o mecanismo de limite de preços, que segundo a Bloomberg, ficaria entre US$ 65 e US$ 70 por barril.

Em paralelo, o plano da União Europeia que impõe um limite para os preços do gás natural foi criticado por lideranças da Itália e da Espanha, segundo a Reuters. De acordo com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, o plano poderá levar inclusive a commodity a um aumento de preços.

Nesta quarta-feira, o Departamento de Energia dos EUA revelou que os estoques de petróleo no país caíram 3,69 milhões de barris, número bem acima do previsto por analistas.

A ata da última reunião de política monetária do Fed destacou que, em meio à crise geopolítica, há o risco de um novo aumento de energia. Eles também observaram que uma queda no preço de commodities poderá contribuir para diminuir pressões inflacionárias.