Fonte: EPBR / imagem: Petrobras

Mercadante na equipe econômica Aloizio Mercadante começou a ser ventilado para assumir uma posição no governo, seja um ministério da área econômica ou empresas públicas — incluindo BNDES (g1) e Petrobras (Lauro Jardim, O Globo).

— O coordenador da campanha de Lula e ex-ministro de Dilma Rousseff já foi citado como um nome com influência na recriação do Ministério de Desenvolvimento Econômico (MDIC), para o qual já foi citado na imprensa o nome de Josué Gomes, da Coteminas e atual presidente da Fiesp. UOL

Na semana passada, Mercadante reforçou a defesa que o PT faz desde a campanha, de ampliar a capacidade nacional de refino, para reduzir a exposição aos preços externos — proposta criticada pelo mercado, que defende o alinhamento das cotações, para manter  mercado aberto para concorrentes, sem controle majoritário da Petrobras.

— Afirmou também que não é possível decidir agora pela execução do orçamento para a manter a desoneração dos combustíveis em 2023. “Estamos aguardando para ver a evolução do cenário”, disse.

— O orçamento do próximo ano prevê mais de R$ 50 bilhões para isentar gasolina, diesel e outros combustíveis de impostos federais. Os preços, contudo, começaram a recuar, e o uso dos recursos previstos depende do governo federal.

O Brent operava em queda de 0,93%, cotado a US$ 75,39 o barril, na manhã desta segunda (12/12). Na sexta, fechou perto da estabilidade, com leve recuo de 0,06%, a US$ 76,10 o barril. Na semana passada, porém, a referência acumulou baixa de 10,28% — o maior tombo desde agosto. Valor

Outros cotados para a Petrobras são o senador Jean Paul Prates (PT/RN) e Magda Chambriard, ex-diretora-geral da ANP. Ambos fazem parte do grupo de óleo e gás da transição.