Fonte: EPBR / imagem: Waldemir Barreto / Agência Senado

RIO — O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicou mais dois novos membros para a diretoria da empresa.

Clarice Coppetti foi escolhida para comandar a pasta de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade, no lugar de Rafael Chaves; enquanto Sergio Caetano Leite foi indicado como diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Rodrigo Araujo.

Nenhum dos dois indicados é funcionário de carreira da empresa — critério adotado por Prates nas primeiras indicações.

Com isso, Prates já definiu sete das oito cadeiras da diretoria-executiva da companhia. O único nome mantido, até o momento, é do diretor de governança e conformidade, Salvador Dahan.

Em nota, a Petrobras informou que “demais eventuais indicações serão comunicadas tempestivamente ao mercado” e que os nomes indicados ainda serão submetidos aos procedimentos internos de governança corporativa da companhia — como as respectivas análises de conformidade e integridade.

A Petrobras possui, hoje, oito diretorias-executivas, mas Prates vem sinalizando a intenção de reformular a estrutura da alta administração. Uma das possíveis novidades é a criação de uma nova diretoria para a transição energética.

E um dos nomes cotados para o novo cargo é o do ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Maurício Tolmasquim — que fez parte, junto com Prates, do grupo de Minas e Energia do gabinete de transição de governo.

Quem são os indicados

Clarice Coppetti: Vem da Caixa Econômica Federal, onde integra, atualmente, o Comitê de Auditoria. Na CEF, foi vice-presidente de Tecnologia da Informação; fez parte também do Comitê de Risco e foi presidente do Comitê de Tecnologia da Informação.

Também já atuou como membro titular do Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e conselheira de administração da Caixa Capitalização S/A e conselheira suplente do Conselho Fiscal da Caixa Consórcios S/A.

Acumula passagens como diretora Comercial da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs); diretora de Operações e Serviços da Autoridade Pública Olímpica (APO); e diretora de Relações Institucionais (e financeira) da Norte Energia.

É graduada em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas. É pós-graduada em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela FGV e pós-graduanda em Perícia e Direito Bancário pela UniBF/Ibcappa.

Sergio Caetano Leite: Atuou por mais de 15 anos no setor de petróleo como consultor financeiro e no mercado de capitais na gestão de fundos e administração fiduciária.

Foi subsecretário do Consórcio Nordeste, responsável pelas Câmaras Temáticas de Saneamento, de Energias (Energias Renováveis, Petróleo e Gás), e de Infraestrutura e Investimentos. E coordenou ainda a Plataforma de Investimentos do consórcio, na estruturação de financiamentos para os Estados membros nos últimos três anos.

É mestre em Economia e Gestão, administrador de carteiras e fundos de investimentos certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com experiência internacional na área de bancos de investimento (“investment banking”) e fusões e aquisições no Brasil e no exterior.