Fonte: EPBR / imagem: Petrobras

RIO — A Petrobras anunciou nesta terça-feira (28/02) uma redução de 3,9% — o equivalente a 13 centavos — no preço médio do litro da gasolina vendida às distribuidoras. Os novos valores passam a valer a partir de quarta-feira (1/3), para quando está prevista a volta da cobrança dos impostos federais sobre o combustível.

A petroleira também anunciou um corte de 1,95% (8 centavos) no preço médio do litro do diesel — cuja desoneração segue mantida até o fim do ano.

O preço médio cobrado pela Petrobras para a gasolina passará de R$ 3,31 para R$ 3,18 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro na composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, de R$ 2,32 a cada litro vendido na bomba.

Já para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,10 para R$ 4,02 por litro. Considerada a mistura obrigatória de 10% de biodiesel, a parcela da companhia no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,62 a cada litro vendido na bomba.

Em nota, a Petrobras justificou que as reduções “têm como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, através de uma convergência gradual, contemplando as principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos”.