Fonte: O Estado CE / imagem: Petrobras

A Petrobras anunciou nessa quarta-feira (22/03) redução de 4,5% no preço de venda de óleo diesel nas suas refinarias. Isso significa que haverá redução de R$ 0,18 por litro, com o preço médio passando a R$ 3,84 por litro a partir de hoje, 23. Mas, até quando essa redução irá durar?

O consultor na área de combustíveis e energia e presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima e dos Operadores Portuários do Estado do Ceará (Sindace), Bruno Iughetti, explica que não por muito tempo. “Essa redução não me parece suficiente para anular os efeitos nos preços do diesel, porque nós estamos atravessando uma alteração na mistura de biodisel e diesel, que foi elevada de 10% a 12% o que vai impactar no preço final até R$ 0,50 por litro, avanço forte decorrente do percentual de mistura”, explicou.

Outro efeito, segundo ele, será o do ICMS, que vai aumentar e impactar dependendo da alíquota que for estabelecida. “Haverá aumento, a depender de todo esse cenário que só vamos ter ciência com mais propriedade e transparência a partir de abril, mas com o efeito mistura nos primeiros dias do próximo mês”, disse.

A partir de abril com o retorno da nova alíquota única de ICMS, superior à atual, bem como em razão do aumento da mistura de biodiesel de 10% para 12%, o preço do diesel voltará a subir. Esse movimento de redução do insumo já era projetado pelo mercado, já que a Petrobras vinha praticando preços acima da paridade de importação há cerca de duas semanas.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), na abertura do mercado dessa terça-feira, 22, por exemplo, o preço médio do diesel nas refinarias da companhia estava 3%, o equivalente a R$ 0,10 por litro, acima da paridade internacional. Já nas bombas, o preço do diesel segue em queda há seis semanas, como reflexo dos dois cortes promovidos pela estatal só em 2023.

Em Fortaleza, segundo pesquisa de mercado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), referente ao período de 12 a 18 de março, o diesel estava sendo comercializado ao preço médio de R$ 6,31 podendo chegar R$ 7,00. Considerando que o diesel vendido nos postos tem 10% de biodiesel, o impacto da decisão da Petrobras no preço final será, em média, de R$ 0,17 por litro.

Esta é a segunda redução no preço do combustível desde a posse do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comando da estatal, Jean-Paul Prates. O movimento deve aliviar a pressão sobre as bombas com o aumento da mistura de biodiesel e a mudança no modelo de cobrança do ICMS no início de abril.

“Essa redução tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da Petrobras frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”, disse a companhia.