Fonte: Enfoque MS / imagem: Pexels

O consumidor sul-mato-grossense já pode ir preparando o bolso, pois o preço do gás de cozinha vai subir já no ínicio do mês de abril. O reajuste no produto se deve ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que passará a ter o mesmo valor em todo o País.

De acordo com as informações do Sinergás (Sindicato das Empresas e Revendedoras de Gás do Centro-Oeste), as revendedoras do gás de cozinha passarão a pagar R$ 7,49 do imposto. O aumento vale já a partir do dia 1° de abril.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em um estudo recente, apontou que em Campo Grande o gás de 13 kg é vendio, em média a R$ 106,45, variando de R$ 95 a R$ 128. Com o reajute, a tendência é que o preço médio chegue aos R$ 110,00.

O aumento do imposto em Mato Grossso do Sul é consequência de uma determinação do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que publicou no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro de 2022 a fixação das alíquotas únicas de ICMS para o diesel, biodiesel e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) para todo o território nacional.

A alíquota de ICMS no Brasil para diesel e biodiesel será fixada em R$ 0,9456 por litro e do GLP em R$ 1,2571. Cada estado tem uma modalidade de cobrança sobre o imposto.

“Infelizmente haverá aumento de gás a partir de 01.04.23. Esse aumento é uma equalização de ICMS MONOFÁSICO de todos os Estados brasileiro e nós do MS, fomos agraciados com o maior aumento entre todos os Estados. Esse aumento será de R$ 10,00”, anunciou uma revendedora de gás de cozinha de Campo Grande aos seus clientes via rede social.