Fonte: Exame / imagem: Petrobras

As ADRs da Petrobras sobem mais de 3% no pré-mercado americano nesta segunda-feira, 3, com investidores reagindo ao corte de produção surpresa anunciado por membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+) no fim de semana.

A forte valorização da estatal deve contribuir com o desempenho do Ibovespa a partir das 10h, quando abre o mercado à vista da B3. A Petrobras, sozinha, representa cerca de 11% do principal índice da bolsa brasileira.

Petrolíferas em alta no exterior

O movimento das ADRs da Petrobras acompanha a valorização de todo o setor de petróleo neste início de semana.

Na Europa, onde as bolsas já estão abertas, algumas das principais empresas do setor são negociadas em firme alta. Ações da BP e Shell sobem mais de 5% e 4%, respectivamente, na bolsa de Londres.

O corte de produção

O corte de produção é estimado em cerca de 1,16 milhão de barris por dia, o que eleva as reduções da OPEP+ para 3,66 milhões de barris por dia, segundo a Reuters. O volume, de acordo com os cálculos da agência de notícias,  é equivalente a 3,6% da demanda global. Os Estados Unidos classificaram o corte como desaconselhável.