Fonte: Metrópoles / imagem: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, aproveitou sua participação no seminário “Gás brasileiro para a reindustrialização do Brasil”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (17/4), para assegurar que a estatal fará investimentos em combustíveis fósseis, como petróleo e seus derivados, mas não deixará de apostar em energias renováveis.

Segundo Prates, “não faltará investimento nem para petróleo nem para gás”. “E não faltará investimento também para fazer a transição energética”, garantiu o presidente da estatal.

“O nosso objetivo claro é consolidar a liderança global da empresa em transição energética. Tudo isso feito com total parcimônia e o reconhecimento e racionalidade do fluxo de caixa operacional da empresa”, concluiu Prates.

Redução no preço do gás natural

Durante seu pronunciamento no seminário, Prates anunciou a redução no preço do gás natural vendido às distribuidoras.

A partir do dia 1º de maio, haverá uma redução média de 8,1% no preço do gás natural. O ajuste faz parte da atualização trimestral nos contratos com as distribuidoras.

De acordo com a estatal, o preço do gás natural vendido para as distribuidoras acumulará uma queda de quase 20% em 2023.

“Nós estamos fazendo a redução do preço do gás, com mistura dos parâmetros internacionais e a demanda nacional. O preço do gás da Petrobras será o melhor preço que ela puder oferecer para capturar clientes novos”, afirmou Prates.

“Temos que oferecer um preço mais competitivo. Nosso preço é uma mistura de preço nacional com preço importado, que varia de acordo com a paridade internacional”, completou o presidente da Petrobras.