Fonte: Correio da Bahia – Impresso / imagem: Acelen

REFINARIA BAIANA A Acelen, empresa de energia gestora da Refinaria de Mataripe na Bahia, alcançou importantes resultados em diferentes frentes, com destaque para produção, eficiência energética e meio ambiente. Em março, quando foi concluído integralmente o processo de transição e a planta passou a ter operação e manutenção 100% Acelen, foram registrados marcos que refletem a trajetória de recuperação, em 15 meses de gestão, após processo de modernização e revitalização das operações.

Em produção, os destaques foram diesel, gasolina e GLP. No caso do diesel S10, houve recorde mensal, com 263,5 milhões de litros em março, 4% a mais que o registrado oito meses antes (253,6 milhões de litros). Considerando o diesel total, março teve a segunda maior produção, somando 422,4 milhões de litros do combustível. Na gasolina, o volume foi de 279,8 milhões de litros no mês, aumento de 9% que o mesmo mês do ano passado (257,5 milhões de litros), enquanto no GLP, a produção somou 82.097m³, um crescimento de 6% frente a dezembro de 2021.

Em relação ao consumo de energia, houve economia de 13% sobre o patamar da aquisição da planta em dezembro de 2021 e de 6% frente ao ano passado. Além disso, foi reduzida em 33% a emissão de enxofre no meio ambiente.