Fonte: Exame / imagem: Ultragaz

A decisão de ter a sustentabilidade e o conceito ESG como pilares estratégicos foi tomada pela direção da distribuidora de gás Ultragaz há três anos. O movimento recente, mas a empresa tem buscado avançar em diferentes frentes para recuperar o tempo perdido e se posicionar rapidamente.

No ano passado, a Ultragaz reduziu em 7% suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no escopo 1, graças à migração de 97% da frota de veículos leves para o etanol.

Já para o escopo 2, foram adquiridos certificados internacionais de energia renovável (I-RECs), o que permitiu a neutralização das emissões. Mais recentemente, a Ultragaz decidiu testar dois caminhões elétricos e um caminhão movido a gás da frota envasada para avaliar a performance e a possibilidade de migração da frota pesada.

Âmbito social

Além de atuar na busca por melhorias ambientais, a Ultragaz investe na capacitação dos profissionais. Assim, a companhia espera tornar mais fácil a mudança cultural na empresa e melhorar a segurança e a performance operacionais próprias e terceirizadas.

Ainda em relação ao público interno, foi criado um comitê para desenvolver o tema da diversidade, equidade e inclusão, estimulando o engajamento de colaboradores para que cresçam na empresa e participem da formulação de estratégias.