Fonte: JC / imagem: Petrobras

O edital publicado pela Petrobras no portal Petronect nesta sexta-feira (04) revela que a companhia optou por contratar as obras do Trem 2 da Refinaria Abreu e LIma (RNEST) pelo modelo de blocos de serviços (7) que terão ainda suportados por mais quatro contrato de gerenciamento desses serviços chamados de Agregador Parcial de modo a que os contratados para cada um dos lotes funcionem de forma harmônica.

Pelo edital, a Petrobras preferiu seguir o modelo do Trem 1 onde as diversas partes da refinaria são feitas por vários fornecedores embora uma empresa, consórcios ou Sociedade de Propósito Específico possa sem vencer a licitação para todos eles e fazer a obra sob um comando único.

O edital preve a contratação de serviços de complementação de projeto executivo, construção, montagem, ajustes, reparos e desmontagens, adequações, comissionamento, assistência à pré-operação, assistência à operação assistida e fornecimento de bens para sete contratos.

Ele vão abrigar a Construção Civil e Montagem das Unidade de Coqueamento Retardado (UCR), Pátio de Coque, Unidade de Hidrotratamento de Diesel (UHDT-D), Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH), Unidade de Hidrotratamento de Nafta (UHDT-N), Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e ainda Unidade de Tratamento de Águas Ácidas (UTAA). Outros quatro contratos estão relacionados a contratos de Agregador Parcial perfazendo 11 contratos.

A licitação é restrita a fornecedores pré-qualificados no âmbito da Pré-Qualificação da Petrobras e o procedimento de contratação é pelo modelo de disputa fechado tendo como critério de julgamento o menor preço total por conjunto de propostas que representam o escopo completo.

O portal Petronect é um marketplace brasileiro focado em soluções para cadeias de suprimentos do setor de petróleo e gás. Ele foi criado em 2002 para atender às exigências do TCU e de organismos internacionais para obter informações públicas de contratação.

A Petrobras declara que seu objetivo é contratar o escopo completo ou a maior quantidade de escopos possível no mesmo certame, de modo que privilegia a contratação do escopo completo em detrimento de conjuntos que, eventualmente, resultem na impossibilidade de contratação de algum dos sete (7) escopos, por qualquer razão.

Mas as empresas poderão apresentar propostas para cada um dos onze (11) lotes descritos acima. Não há impedimentos em relação à quantidade de lotes para os quais cada empresa ou consórcio ou SPE poderão apresentar propostas.

Finalmente, que a entrega de proposta já pode ser enviada a partir do dia 10  deste mês prevendo-se a abertura das propostas dia 4 dezembro. O que significa que a contratação de pessoal só deve acontecer a partir de março de 2024.

O Plano Estratégico 2023-2027 incluiu investimentos na modernização do refino e qualidade de produtos com investimentos em cinco refinarias no Nordeste e no Eixo RJ–SP que elevarão a capacidade de processamento de 1,2 MMbpd.

Essa expansão e adequação do parque de refino, com produtos de alta qualidade e baixo carbono representou uma forte mudança, pois a Petrobras no Governo Bolsonaro estava apressando seus desinvestimentos em refino.

A nova direção focou no aumento de produção de Diesel S-10 destacando a as novas unidades na RNEST (2º Trem e SNOX) além da adaptação a RNEST (1º Trem e Coque) e REPLAN para produção de Coque.

O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027 e com essa implantação, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados: gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, reduzindo a demanda por importação.