Fonte: Gaúcha ZH / imagem: Copa Energia

Com o objetivo de oferecer aos consumidores da região Sul uma opção de gás mais eficiente para aquecimento durante o inverno, a Copa Energia importou um navio com 22 mil toneladas de propano diretamente dos Estados Unidos. É a primeira vez que a empresa promove a operação, que está relacionada ao aumento de 15% a 20% da demanda de uso do produto nesta época do ano.

– Como sabemos que a região Sul é a mais impactada pelo frio, buscamos alternativas no mercado externo para trazer o propano e poder oferecer um blend que entregasse ao nosso cliente maior qualidade no aquecimento – comenta o Diretor de Vendas da Copa Energia, Vicente Longatti Neto.

Entre junho e agosto, de um total de 30 municípios atendidos na região Sul, o propano vem sendo utilizado para abastecer 16 cidades no Rio Grande do Sul. São elas: Bagé, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Iraí, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Torres e Uruguaiana. No Estado, mais de 3.500 clientes e em torno de 40 mil condôminos estão sendo beneficiados pelo abastecimento.

Acesse o site da Copa Energia e veja como adotar o serviço em sua empresa

Na prática

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é o produto, normalmente, fornecido pelas fontes brasileiras para aquecimento de indústrias, comércios e residências. Ele traz a mistura de dois gases: butano e propano. O primeiro precisa de mais calor para vaporizar – pelo menos, 1ºC para começar o processo –, enquanto o segundo é mais volátil, iniciando o procedimento a partir de -42ºC.

– Quando usamos o GLP no inverno, é muito comum recebermos chamadas de clientes pedindo entregas emergenciais porque ainda possuem gás, mas estão sem pressão. Isso porque a troca de calor se dá entre a parede do botijão ou do tanque e o produto que está lá dentro. Então, se a temperatura ambiente está fria, há uma penalização no processo – explica Longatti.

Com a predominância do propano, há pressão e vaporização naturais suficientes para atender as particularidades da época. Na prática, o uso acarreta benefícios a exemplo de estabilidade na chama dos fogões, maior segurança para bares, restaurantes e indústrias, e ausência de congelamento das tubulações durante o consumo.

Recepção e expectativas

A poucos dias de encerrar o fornecimento exclusivo de propano na região Sul, a Copa Energia já tem consultado os clientes para entender a experiência. E os feedbacks, de forma geral, têm sido bastante positivos.

– Eles estão sentindo uma grande diferença entre o que passaram no último inverno e o abastecimento deste ano. Os clientes ficaram felizes não só pela qualidade do produto, mas por não precisarem pedir gás de forma emergencial. E tudo isso chegou ao consumidor sem qualquer custo adicional – afirma o executivo.

De acordo com Longatti, os clientes estão, inclusive, pedindo para que a compra de propano no mercado externo se repita no inverno de 2024.

– Nosso objetivo de aumentar a satisfação dos clientes, melhorar o serviço e ter alta qualidade de gás foi atingido. Estamos muito satisfeitos com essa operação e, sim, esperamos repeti-la nos próximos anos – finaliza.