Fonte: Surgiu / imagem: CJJ

Empresas clandestinas podem fraudar o peso certo do gás e colocar em risco a segurança Ao comprar o gás de cozinha você opta por comprar o que está mais “em conta” ou escolhe uma empresa que tem referência neste mercado e atende as normas de segurança? Sabe o ditado popular que o “barato pode sair muito caro”? Pois é, é o que pode acontecer em casos que a escolha do botijão de gás se dá única e exclusivamente levando em conta o preço do produto.

Durabilidade

Uma das principais desvantagens diz respeito à durabilidade do produto. Isso acontece porque, muitas empresas clandestinas, ou seja, que não trabalham de acordo com as normas estabelecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), podem fraudar os botijões de gás, tirando parte do conteúdo de alguns para encher outros botijões.

Daí aquela sensação que a dona de casa tem de que o gás acabou mais rápido do que deveria, mesmo não tendo aumentado o consumo médio do produto.

Para não cair neste golpe o consumidor não precisa, necessariamente, pesar o botijão no momento da troca. Ele pode, preferencialmente, escolher comprar em empresas que tenham o selo da ANP.

Ela é responsável pela fiscalização e garantia que as normas estão sendo cumpridas. Dentre elas alvará emitido pela Prefeitura local, licença do Corpo de Bombeiros, integridade dos botijões e se foram requalificados.

O site da Agência informa ainda que a revenda de GLP, o famoso gás de cozinha, sem autorização é crime. Os responsáveis podem pegar até cinco anos de reclusão, sem direito à fiança, conforme estabelece a Lei 8.176/1991.

Segurança

Se a menor durabilidade do produto não é um item que o incomoda a ponto de escolher o botijão de gás levando em conta apenas o menor preço, pense na segurança sua e de sua família.

De acordo com a Defesa Civil o mau acondicionamento do produto pode gerar incêndios e explosões. Ainda de acordo com técnicos da Defesa Civil uma explosão pode comprometer não apenas a residência onde o botijão foi instalado, mas uma vizinhança inteira.

Muitos são os riscos tanto para quem vende, quanto para quem compra e abastece este tipo de comércio clandestino. Da próxima vez que for comprar gás de cozinha leve análise as desvantagens e opte por empresas que tenham procedência e são revendedoras autorizadas.