Fonte: Petronotícias / imagem: Sindigás
A 11ª edição do Fórum Permanente terá tema como tema principal Consumidor e Segurança: garantia de direitos e do acesso ao GLP. O evento será na quinta-feira da próxima semana (19), no Hotel Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro. O encontro, organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo ( Sindicgas), contará com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Sampaio Mendes, do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Henrique de Saboia, e da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Borges Esteves, e do subsecretário técnico Felipe Peixoto, representando o Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) do Rio de Janeiro, Hugo Leal.
O Fórum tem como objetivo debater temas atuais e relevantes dessa indústria presente em 100% dos municípios brasileiros, que impactam a economia nacional, o mercado de energia e o atendimento ao consumidor final. De acordo com o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello (foto), a proposta do Fórum Permanente de GLP é unir a academia, membros do segmento e formuladores de política pública para criar um ambiente de debates: “Retornamos com o formato presencial do Fórum, que foi interrompido há alguns anos por causa da pandemia. O evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do mercado.“
Bandeira de Mello disse ainda que “Nesta edição vamos discutir dois pontos cruciais para a sociedade. O primeiro pretende discutir as possibilidades, com base em experiências internacionais, do que pode ser aperfeiçoado no programa Auxílio Gás para que ele efetivamente possa contribuir no combate à pobreza energética, lembrando que a lenha ainda ocupa, inacreditáveis 26% da matriz energética brasileira. O segundo diz respeito à necessidade estrita de cumprimento às normas da ANP no melhor interesse do consumidor e no estímulo ao investimento continuado na qualidade do serviço prestado à sociedade.“
O Fórum terá dois painéis – “GLP: Aliado no Combate à Pobreza Energética” e “Desrespeitos às normas da ANP e impactos no direito do consumidor”. O primeiro bloco trará um breve relato sobre a matriz energética residencial pela EPE; o acesso ao GLP e desafio do combate à pobreza energética em relação ao preço e ao programa social; restrições ao uso do GLP e impacto na demanda; e o GLP como aliado na transição energética. Já o segundo painel terá debates sobre preços livres, concorrência leal e barreiras estruturais; regulação econômica vigente pró-consumidor, como garantia de segurança e eficiência; estabilidade regulatória; e propostas temerárias que podem trazer desarticulação do setor e risco ao consumidor. Para se inscrever no 11º Encontro do Fórum Permanente de GLP, basta acessar o link: Link