Fonte: Sindigás

A recuperação da atividade econômica brasileira tem se refletido positivamente nos resultados de consumo do GLP. Nos últimos 12 meses (período de setembro de 2022 a agosto de 2023), comparado ao mesmo período anterior, as vendas de botijão de gás em embalagem de até 13 kg, bastante consumida em residências e estabelecimentos comerciais de pequeno porte, avançaram 1,2%; já o GLP comercializado em embalagens acima de 13kg e granel, também destinado a indústrias, teve um incremento mais expressivo, de 4,2%. No mercado total, o aumento foi de 2,1%.

O aquecimento da atividade econômica ao longo de 2023 vem sustentando esse incremento. A última divulgação do PIB, a do segundo trimestre de 2023, foi o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. A alta, aliás, de 0,9% na comparação com os três meses imediatamente anteriores, superou as expectativas dos analistas. No primeiro trimestre do ano, o PIB já havia dado um salto de 1,9% em relação ao trimestre anterior.

Os resultados econômicos auspiciosos alcançados este ano se refletiram, também, nas vendas do GLP. O acumulado de janeiro a agosto de 2023 foi de 0,6% para os botijões de até 13kg e de 4,5% para as vendas em embalagens acima de 13kg e granel do energético. O resultado representou avanço de 1,8% no mercado geral frente ao mesmo período do ano anterior.

É importante perceber, a partir dos números, que o GLP é uma energia parceira do crescimento econômico, tem um papel relevante para o bom desempenho dos diferentes segmentos de atividade produtiva. É energia limpa, segura, eficiente, versátil, armazenável e plenamente disponível em todo o território nacional, com logística inteligente que é benchmark internacional. Esse último fator, vale salientar, tem especial correlação com a segurança quanto à continuidade de seu fornecimento, o que é essencial para dar previsibilidade à operação dos negócios.

Cabe ainda observar que a despeito de todos esses atributos, o GLP também é um energético altamente competitivo em termos de preço, o que faz do produto a melhor alternativa em vários segmentos e o posiciona como uma energia back-up para consumidores empresariais de grande porte. É, de fato, uma energia excepcional capaz de responder a muitos desafios em diferentes cenários econômicos, e, em especial, em um contexto de crescimento.

Sergio Bandeira de Mello

Presidente Sindigás

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