Fonte: BMC News / imagem: CJJ

Para muitas famílias de baixa renda no Brasil, a contínua escalada dos preços está se tornando um desafio constante. A capacidade de compra é afetada diretamente, especialmente quando se trata de necessidades básicas, como o gás de cozinha. Para atenuar o impacto desta realidade, o governo brasileiro buscou alternativas e um dessas soluções é o Programa de Auxílio Gás, mais conhecido como vale-gás.

Criado em 2021 como uma medida crucial para as famílias mais vulneráveis do país, o Auxílio Gás visa ajudar aqueles com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda total da família de até três salários mínimos. A ideia é fornecer acesso ao gás de cozinha às famílias que enfrentam dificuldades financeiras, amortecendo os efeitos da inflação neste aspecto específico.

Quem pode se beneficiar do Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é destinado aos beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que inclui pessoas que vivem sozinhas ou em situação de rua. Além disso, o benefício é concedido a cada dois meses e é equivalente à média do preço nacional de um botijão de 13kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), de acordo com os cálculos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Como solicitar o Auxílio Gás?

Para solicitar o Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. A renda familiar considerada inclui todos os rendimentos dos residentes, como salários, aposentadorias, comissões e trabalho autônomo. Famílias com rendimentos superiores podem ser aceitas se participarem de um programa social que exija inscrição no CadÚnico.

Além disso, a elegibilidade para o Auxílio Gás pode ser verificada por meio do aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS. O aplicativo Caixa Tem, os telefones 111 (Caixa Econômica Federal) e 121 (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) também oferecem esta consulta.

Como receber o Auxílio Gás?

O valor do Auxílio Gás foi recentemente fixado em cerca de R$ 100, considerando a média do preço de um botijão de 13kg. O saque pode ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui, apenas apresentando um documento oficial com foto. Vale ressaltar que é importante seguir o calendário estabelecido pelo governo federal.