Fonte: EPE / imagem: EPE

A demanda brasileira de combustíveis segue em ritmo de crescimento acelerado, tendo aumentado mais de 5% nos últimos doze meses. Gasolina e óleo diesel são os dois principais responsáveis por essa alta recente.

A EPE projeta que a demanda doméstica em 2023 crescerá 3,4% para o óleo diesel total, 5,9% para a gasolina C, 3,0% para o etanol hidratado, 10,5% para o QAV e 1,8% para o GLP.

Os combustíveis do ciclo Otto vêm apresentando um crescimento relevante. Projeta-se que essa tendência será mantida em 2023 e 2024. A gasolina C permanece em patamares elevados, com o etanol hidratado recuperando participação.

No que tange ao QAV, recentemente houve bom desempenho no segmento doméstico, com a demanda nacional seguindo ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia. O segmento de voos internacionais exibe uma recuperação mais lenta, sendo afetado especialmente pelo câmbio desvalorizado e pelos altos preços das tarifas.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de outubro de 2023.