Fonte: EPE / imagem: EPE

A demanda brasileira de combustíveis segue em ritmo de crescimento acelerado, tendo aumentado mais de 5% nos últimos doze meses. Gasolina e diesel são os dois principais responsáveis por essa alta recente.

A EPE projeta que a demanda doméstica em 2023 crescerá 2,7% para o óleo diesel total, 3,9% para a gasolina C, 4,1% para o etanol hidratado, 10,5% para o QAV e 1,9% para o GLP.

Em relação aos combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a trajetória de crescimento será mantida em 2023 e 2024. No caso do etanol, a recuperação da safra de cana-de-açúcar e o aumento da produção a partir do milho contribuirão para a expansão de sua oferta.

No que tange ao QAV, apesar do bom desempenho recente no segmento doméstico, a demanda nacional segue ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia. O segmento de voos internacionais exibe uma recuperação mais lenta, sendo afetado especialmente pelo câmbio desvalorizado e pelos altos preços das tarifas.

A edição de Agosto 2023 do Perspectivas para o Mercado Brasileiro de Combustíveis no Curto Prazo apresenta novidades para seus leitores, com a inserção de uma análise específica para o biodiesel e a inclusão de novos produtos nas tabelas do caderno e na planilha de dados abertos (óleo diesel B, óleo diesel A, gasolina A e etanol anidro). Além disso, esta edição traz um novo layout, visando facilitar a navegação dos leitores pelo conteúdo da publicação.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de agosto de 2023.