Fonte: EPE / imagem: EPE

A demanda total de combustíveis deve seguir em alta em 2023 e 2024, sendo impulsionada pelo crescimento do agronegócio e da mobilidade.

Nesta edição de junho, a EPE projeta crescimento para 2023 de 1,8% na demanda de óleo diesel, de 0,3% na demanda de gasolina C, de 5,2% na demanda de etanol hidratado, de 8% na demanda de QAV, enquanto a de GLP cresce 1,3%. Os preços e o câmbio ainda afetam o consumo de QAV, especialmente os voos internacionais. No entanto, a demanda corporativa ainda não se recuperou. Companhias aéreas brasileiras têm anunciado a aquisição de novas aeronaves e a expansão das operações, visando ao aumento da oferta de voos nos próximos anos. Assim, esse consumo deve seguir em recuperação gradual.

Para os combustíveis do ciclo Otto, estima-se que a tendência de crescimento se manterá em 2023 e 2024, com a participação da gasolina C no mesmo patamar. A recuperação da safra de cana-de-açúcar, junto com o aumento da produção de etanol de milho, contribuirá para a expansão da oferta desse biocombustível.

Clique aqui e acesse o conteúdo completo da edição de junho de 2023.