Fonte: MME / imagem: Secretaria-Geral da Presidência

Após articulação do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria-Geral da Presidência, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as associadas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) vão distribuir botijões de gás para cerca de 200 Cozinhas Solidárias no Rio Grande do Sul durante os próximos três meses.

O acordo foi selado na tarde desta terça-feira (14/05) durante reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o secretário-geral da Presidência da República, ministro Márcio Macedo.

Silveira destacou a determinação e a liderança do presidente Lula para encontrar medidas para apoiar a população do Rio Grande do Sul e agradeceu a parceria das associadas do Sindigás e da Conab, que será fundamental para manter as cozinhas solidárias funcionando e atendendo à população neste momento tão difícil.

“A nossa grande urgência é restituir a dignidade para todas as gaúchas e gaúchos. Vamos fazer isso unidos, com o governo do estado e com os prefeitos municipais. Como disse o presidente Lula, esta é uma ação solidária, para gente poder reconstruir aquele estado, que é um compromisso de todos nós”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Serão entregues cerca de três mil botijões de 13 kg por mês para as cozinhas solidárias, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), igrejas e associações civis, nas cidades afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,8 milhão.

“É uma ação muito significativa. O Brasil inteiro está se solidarizando com o Rio Grande do Sul, e estamos ajudando a organizar as doações. As cozinhas solidárias estão produzindo e distribuindo comida de qualidade para a nossa gente gaúcha”, afirmou o secretário-geral da Presidência, ministro Márcio Macedo.

“Estamos confirmando o compromisso que nós fizemos com o Ministério de Minas e Energia que nós vamos entregar os botijões de gás necessários nas cozinhas, porta a porta, assim como nossos revendedores fazem com a sociedade brasileira”, garantiu o presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira do Mello.