Fonte: Petro Notícias / imagem: ANP

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou nesta semana o edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. Nesta edição, haverá seis categorias de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), duas categorias de personalidades do setor e uma categoria do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP). O período de inscrições já começou e vai até o dia 21 de junho.

A edição deste ano inclui uma nova categoria de PD&I, intitulada “Projeto(s) cuja tecnologia tenha sido adotada pelo setor – Adoção Tecnológica”. Além disso, a categoria do PRH-ANP foi ampliada para abranger outros tipos de produção. Além das dissertações de mestrado, passarão a ser aceitos artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e teses de doutorado.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 tem como objetivo reconhecer e premiar:

• Resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que representem inovação tecnológica de interesse do setor, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e/ou empresas brasileiras, em colaboração com empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de exploração e produção (E&P);
  • Trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado ou artigo científico desenvolvidos no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP);
  • Personalidades da indústria e da academia que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.

Para as categorias dos projetos de PD&I, serão finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024 até três inscrições mais bem avaliadas de cada uma das categorias de projetos definidas no Edital. Ao vencedor de cada categoria será destinado um troféu e certificado atestando sua condição de vencedor na premiação. Aos finalistas serão concedidos troféus e certificados atestando sua condição de finalistas na premiação. Para as categorias do PRH/ANP e de Personalidades do Setor, cada indicado selecionado receberá um troféu e certificado atestando sua condição na premiação