Fonte: EPBR / imagem: Petrobras

BRASÍLIA – O presidente Lula confirmou presença na posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. A cerimônia está marcada para esta quarta (19/6), no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

Os discursos de Lula e Chambriard estão alinhados quanto à defesa da exploração de óleo e gás na Margem Equatorial, nos blocos que foram leiloados durante seu mandato à frente da ANP.

Na última semana, tanto o presidente da República quanto a CEO da companhia deram declarações a respeito do atraso da exploração na região.

O que não se resolveu em dez anos dificilmente será resolvido tecnicamente. Eu acho que essa questão transcende a discussão técnica”, afirmou a presidente da estatal.

Em evento promovido por investidores sauditas, Lula citou países que já exploram petróleo nas bacias da região, como Guiana e Suriname, e elencou benefícios ao povo brasileiro com o início da produção de petróleo no Norte do país.

“Nós [o Brasil], a hora que começamos a explorar a chamada Margem Equatorial, eu acho que a gente vai dar um salto de qualidade extraordinária. Queremos fazer tudo legal, respeitando o meio ambiente, respeitando tudo. Mas nós não vamos jogar fora nenhuma oportunidade de fazer esse país crescer”, disse.

A posse do antecessor de Chambriard, Jean Paul Prates, não contou com a presença de Lula. Prates assumiu a petroleira após o conselho de administração da empresa aprovar a indicação, em janeiro de 2023.

Quem é Magda Chambriard?

Com 40 anos de experiência no setor de óleo e gás, foi diretora-geral da ANP no governo Dilma Rousseff (PT) é defensora das políticas de conteúdo local e crítica da gestão da Petrobras focada na exploração e produção do pré-sal. A nova CEO da petroleira coordenava pesquisas em em óleo e gás na FGV Energia e assessorou a Alerj, na CPI dos Royalties.

Funcionária de carreira da Petrobras, onde trabalhou por 22 anos, Magda entrou para a ANP em 2005, como superintendente de Exploração. Chegou a diretora-geral em 2012, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, deixando o cargo no fim de 2016, já no governo Michel Temer.

Engenheira, é pós-graduada em Engenharia Química pela Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações (1980) e Engenharia de Reservatórios e Produção (1983), ambas pela Universidade Corporativa da Petrobras.

Troca em diretorias

Chambriard, anunciou na sexta-feira (14/6) os nomes dos diretores indicados para compor a diretoria executiva da estatal. Com a mudança, a diretoria financeira e de relacionamento com investidores ficará com Fernando Melgarejo, que substitui Carlos Alberto Rechelo Neto, gerente executivo que havia assumido o cargo de CFO interinamente, depois da demissão de Sérgio Leite em maio.

Já a indicada para a diretoria de exploração e produção é Sylvia dos Anjos, que deve assumir o lugar de Joelson Mendes. A executiva é geóloga aposentada da Petrobras, onde trabalhou por 42 anos e, inclusive, foi gerente geral de tecnologias do ativo de Libra, na Bacia de Santos.

O diretor de engenharia, tecnologia e inovação, Carlos Travassos, será substituído por Renata Baruzzi, funcionário de carreira da Petrobras e que até então era gerente da área de gestão integrada da logística.