Fonte: Petronoticias / imagem: Petrobras

A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, anunciou agora há pouco o início de operação do gasoduto Rota 3. A inauguração do projeto é aguardada há anos pelo setor de óleo e gás e pela indústria, pois permitirá trazer mais gás do pré-sal brasileiro para o continente. O gasoduto Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre, e escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Polo Gaslub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), onde está localizada uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN).

À sociedade, nós vamos continuar a dar boas notícias. Nesse sentido, já adiantamos que hoje anunciaremos o início da operação do gasoduto Rota 3, uma entrega extremamente relevante para o estado do Rio de Janeiro e para o aumento da disponibilidade de gás natural em todo o território brasileiro. Temos muitos projetos que nos permitirão cumprir nosso papel relevante na economia nacional, projetos que trarão retornos importantes para a sociedade e para todos os nossos acionistas”, afirmou Magda nesta sexta-feira (9), durante entrevista coletiva para detalhar os resultados financeiros da empresa no segundo trimestre. O Rota 3 terá capacidade para transportar até 18 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Conforme noticiamos ontem (8), um marco importante para o início do projeto foi alcançada, após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizar a operação de quatro unidades auxiliares do Polo GasLub, o antigo Comperj, localizado em Itaboraí (RJ). O aval dado pelo órgão regulador permitirá a integração do polo com o gasoduto Rota 3, por meio de uma solução técnica chamada de pressurização reversa.

Ainda durante a entrevista coletiva desta tarde, a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Renata Baruzzi, também acrescentou que as obras da UPNG do Polo Gaslub estão avançando bem, com a previsão de finalizar algumas etapas ainda neste mês. A expectativa é que a planta inicie sua operação ainda no terceiro trimestre.

Devemos concluir a completação mecânica ainda no mês de agosto. Ontem, recebemos a notícia de que a ANP autorizou a pressurização reversa, que é um passo importante para que possamos dar partida na planta. Portanto, ainda no terceiro trimestre, vamos iniciar a operação dessa planta e começar a trazer gás através da Rota 3”, disse. A UPGN do Polo Gaslub possuirá dois trens, cada um com capacidade de 10,5 milhões de metros cúbicos por dia. Após o início da operação do trem 1, a inauguração do trem 2 está prevista para aproximadamente um mês depois.

A Petrobrás planeja ainda instalar uma nova usina térmica no Gaslub, com capacidade para gerar 400 MW. O diretor substituto de Exploração e Produção da companhia, Wagner Victer, mencionou que no dia 14 ocorrerá uma audiência pública para discutir a licença prévia da planta. Segundo ele, apesar de ainda não haver um cronograma para o leilão de térmicas do governo, a Petrobrás já está preparando-se para atender aos requisitos, aproveitando a infraestrutura de transmissão existente na região de Itaboraí.