Fonte: Sindigás

O setor de GLP está em constante movimento. A energia disponível em 100% dos municípios brasileiros, que está presente em 91% dos lares do país e que permeia todos os setores de atividade econômica é alvo de iniciativas e projetos em linha com a inovação. Os esforços dessa indústria visam aliar modernidade ao propósito de melhoria efetiva em vários aspectos para consumidores de todos os segmentos.

Para aquisição de um novo botijão cheio, as empresas disponibilizam diferentes modalidades de pagamento, com cartões de crédito e débito, PIX e outros meios para dar mais opções aos consumidores. Contam também com a agilidade do atendimento digitalizado, permitindo ao cliente, com o uso de smartphones e aplicativos, pedir uma recarga, pesquisar preços, condições de pagamento e entrega, entre outras facilidades, agregando comodidade e maior eficiência.

A digitalização do atendimento aos revendedores, com sistemas de tecnologia bem desenhados, confere rapidez e garantias de serviço, agiliza a comunicação e melhora a programação de entrega, racionalizando o transporte por meio de um traçado logístico mais inteligente e menos oneroso. Vale registrar também a introdução de self-service para consumidores, seja em “vendor machines” ou em lojas de autosserviço, ambas criando uma modalidade de serviço em que o custo operacional é drasticamente reduzido.

A partir da adoção de tecnologia avançada, as empresas conseguiram desenvolver sistemas de controle de estoques nos consumidores. Com monitoramento à distância, extraindo dados de forma remota, as distribuidoras conseguem aferir a quantidade de GLP consumida e identificar quando o cliente precisa receber uma nova carga do produto garantindo uma roteirização eficaz e de baixo custo. Dessa forma, as empresas oferecem garantia continuada de serviço, sem cobrança de taxas de urgência.

O setor de GLP também tem se aproximado cada vez mais da academia, com o desenvolvimento de diversos projetos em parceria com universidades, buscando tecnologia de ponta para desenhar soluções que atendam cada vez melhor os consumidores. Podemos citar como exemplos projetos autorizados pela ANP para que usos do GLP sejam testados e ampliados e para que equipamentos possam ser desenvolvidos no Brasil. Portanto, é incontestável que o setor tem se mostrado cada vez mais em linha com a inovação, se apropriando de tecnologias e soluções modernas para garantir um bom serviço e a melhor experiência de compra para o cliente.

Quem olha para o botijão de gás pode pensar, à primeira vista, que uma embalagem que atravessa décadas sendo entregue em residências e comércios com a mesma aparência não tem nada de inovador, mas engana-se. As embalagens, intercambiáveis, de diferentes marcas e tamanhos são uma solução absolutamente genial, que supera em muito todos os projetos de logística reversa que são tentados em vários setores, e que atendem a interesses de perfis diversos de consumidores com níveis ótimos de serviços.

Sergio Bandeira de Mello

Presidente do Sindigás